Escrito por Raio de Luar - Jornalista da 3BF Agência Marketing Digital

Marketing Digital e Vendas: entendendo as diferenças

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No mundo dos negócios o Marketing digital e as Vendas se complementam, mas, são assuntos distintos que devem sem identificados de forma peculiar e quando alinhados da forma correta se tornam imprescindíveis para conquistar os objetivos da empresa.

Entendemos como marketing é a identificação das necessidades e desejos dos clientes em um mercado e tem como missão cooperar para o cumprimento dos objetivos dos negócios, podendo ser aumentos de vendas ou fortalecimento da marca, por exemplo.

Portanto, podemos citar que o marketing digital é responsável em realizar pesquisas de mercado, implementar o planejamento estratégico, desenvolver as personas, atrair leads orgânicos e pagos, entre diversas ações. É necessário um levantamento de informações, mantendo na empresa uma equipe alinhada e visionária. O marketing digital realiza continuamente um trabalho intenso de conscientização da comunicação da marca fazendo que se torne mais segmentada e personalizada, aumentando suas oportunidades de vendas e gestão da marca, pelo processo de branding.

Para atrair leads, o marketing digital usa diversas estratégias como marketing de conteúdo, campanhas patrocinadas e SEO. Quando um lead é alcançado o marketing digital fará o papel de alimentar esse lead com conteúdo atrativo para que esse potencial cliente reflita sobre a compra. Portanto, o Marketing digital não está focado somente na venda, mas em implantar uma base sólida para que o público conheça a empresa e as vendas são uma consequência desse relacionamento.

As vendas entram com sua ação de conhecer cada cliente potencial, persuadindo, explorando e expondo para cada cliente os benefícios e diferenciais do seu produto e/ou serviço, dialogando, de forma estratégica o processo da venda. Como o vendedor tem contato direto com o cliente terá acesso a informações mais profundas, podendo criar relacionamento e conectar de forma única com cada cliente, mostrando sempre a solução para o problema que o cliente busca. O vendedor também vai precisar de harmonia entre preço e oferta, fazendo proposta, argumentado as contra propostas e chegando a um acordo. O vendedor terá e precisará de outras competências que não estão no marketing, mas que são indispensáveis para realizar a venda.

Então qual é papel de uma agência de marketing digital?

O principal desafio de uma agência de Marketing Digital é propagar o nome de uma empresa ou um produto e/ou serviço no meio online, gerando dessa forma mais visibilidade e, consequentemente, mais lucro. Para tanto, uma agência de marketing digital precisa contar com uma estrutura de profissionais capacitados e habilitados a lidar com as melhores técnicas e ferramentas que permitam a aplicação das técnicas do MKT Digital dentro das estratégias.

Além disso, é claro, existe a necessidade do uso de materiais e ferramentas de inteligência dentre eles softwares e computadores de qualidade.

Qual papel de uma empresa com as oportunidades de vendas do marketing digital?

Muitas pessoas pensam que marketing é puramente “venda”, mas, na realidade, não é. Muito menos o marketing digital significa vender pela Internet. Marketing e vendas são coisas bem diferentes, apesar de complementares. Marketing não é sinônimo de vendas!

Sabendo disso é preciso que a empresa tenha uma equipe de vendas estruturadas caso contrário não aproveitara com excelência os leads de oportunidades capturados pelo marketing digital.

Por isso é ideal que vendedor entenda um pouco das redes socias e de como foi captado o lead do marketing. Para isso é necessário uso de ferramentas como CRM que estarão integradas com sistemas de marketing.

A primeira parada no caminho O ICP (Ideal Customer Profile). Deve-se dedicar tempo para mapear e decidir qual o tipo de cliente que mais pode se beneficiar do que você vende, a empresa ganha uma alavanca poderosa. Assim, o time de vendas vai saber separar os Leads que valem a pena dos que não valem.

Com isso, a equipe pode dedicar seu tempo para abordar para quem realmente quer e pode comprar, com muito mais chance de fechar negócio no fim das contas.

Contrate também vendedores mais comunicativos, compreensivos, empáticos, podem se dar super bem como qualificadores, em uma posição como SDR. Eles são consultivos, ajudam o cliente a encontrar a solução ideal para o seu problema, criam essa relação de confiança.

Algumas dicas para estruturar uma equipe de vendas da sua empresa!

  • Defina seu ICP e guarde esse documento em um lugar que todos possam acessar;
  • Desenhe um escopo de processo de vendas;
  • Contrate ou selecione dois vendedores para testar esse processo;
  • Acompanhe o desempenho deles através do CRM, acompanhando as metas estabelecidas, e valide o processo;
  • Com tudo funcionando, comece a considerar especializar o time conforme a sua necessidade;
  • Escolha perfis adequados e complementares para compor o seu time.

Viu como é importante o trabalho do marketing? Ele cria o caminho para o vendedor entrar em ação. Um trabalho único e em equipe fundamentais para o sucesso da empresa.

Deseja ter uma equipe de marketing digital eficaz e tenha bom relacionamento com equipe de vendas e que seja rápido nos processos fazendo aumentar seus resultados? Entre contato conosco!

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