WhatsApp quer acabar com o spam analisando as mensagens que você envia

Será o fim de mensagens em massa?

Aos usuários comuns, a recomendação para envio de mensagens para todos os contatos, ou uma boa quantidade deles, é a utilização das listas de transmissão, um recurso que permite entrar em contato massivamente e de forma rápida com diversos amigos. É aqui que está a segunda instância de detecção usada pelo WhatsApp: spammers dificilmente utilizarão o recurso, uma vez que o intuito é mandar centenas de textos de uma só vez, normalmente para gente desconhecida e aleatória.
Image

A empresa passa, então, a também monitorar o total de mensagens que um número envia por minuto. Caso um gigantesco volume de utilização seja detectado, as luzes de alerta se acendem para a possibilidade de se tratar de um spammer, no que pode acarretar suspensões ou até o banimento completo para impedir a utilização da plataforma.

Alguns dos sistemas de detecção comportamental da WhatsApp parecerão familiares aos especialistas anti-spam. Por exemplo, o WhatsApp analisa quantas mensagens um usuário está enviando e irá marcar como spam se o usuário estiver enviando um número maior de 25 mensagens por minuto, uma estratégia comum contra o spam é acionada. Mas o WhatsApp também usa vários outros sinais para determinar a probabilidade de uma mensagem conter spam.

Para garantir que usuários comuns não sejam bloqueados de forma errônea, apenas por serem comunicativos demais, outros fatores entram em jogo. A geolocalização, por exemplo, será usada para identificar anomalias de posição geográfica, como um número inglês sendo utilizado a partir de uma rede chinesa em um momento, para horas depois surgir nos Estados Unidos. Uma viagem com tal velocidade ainda não existe, enquanto o uso de VPNs para mascarar a conexão também é comum entre quem dissemina mensagens falsas ou em massa.

O objetivo final, mais do que impedir a disseminação de mensagens falsas,

Por outro lado, a companhia está trabalhando com a hipótese de erros e, uma vez que o sistema antispam entre em vigor, usuários banidos de forma equivocada poderão entrar em contato para solicitar seu retorno à plataforma. Nesse caso, a empresa fará verificações adicionais de forma a garantir a veracidade das informações prestadas.

Uma dica para soluções em marketing através do WhatsApp é ter em sua pagina da web botões de compartilhamento das redes como no exemplo abaixo. Assim o próprio usuário compartilha e sua mensagem evitando ser um spam.

Precisa de marketing digital para sua empresa? Entre em contato conosco!

Categoria:
Login

Você também pode se cadastrar ou logar com sua conta de rede social!