O que é Inbound Marketing?
O Inbound gasta 62% menos em cada lead gerado do que o marketing tradicional.
Ao atrair as pessos através de conteúdo é possível construir a confiança da sua marca, facilitar as vendas, aumentar as chances de manter o cliente fidelizado e ainda contribui com branding da sua empresa no mercado.
Se você precisa de informação e conteúdo.
O Inbound Marketing supre essa necessidade!
Conheça o Inbound Marketing e suas inúmeras vantagens:
Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que atraem voluntariamente clientes potenciais ao site da empresa. Diferente do Outbound Marketing
Quem determina a decisão de compra e detém o poder é o consumidor. O uso constante da pesquisa online já se torna um ponto de contato para seu cliente antes mesmo que ele interaja com sua marca. Essa busca por informação, em blogs e sites de busca, já corresponde a 60% do processo de compra antes mesmo que o consumidor vá conversar com um vendedor.
O Inbound Marketing busca atrair esse cliente potencial sendo esse conteúdo que o cliente pesquisa. Afinal, por que esperar que o cliente chegue até sua empresa se a sua marca pode estar lá para ele desde o começo do processo, oferecendo conteúdo relevante e o atraindo para seus canais de comunicação?
Inbound Marketing é qualquer estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas. Também é chamado de marketing de atração e possui três grandes pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.
Vantagens com Inbound Marketing:
- Custa 62% mais barato que o Marketing Tradicional (também chamado de Outbound marketing);
- Com o Inbound Marketing, empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para sua plataforma;
- A média de ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo Inbound Marketing é de 275%;
- Em média 92% dos profissionais de marketing americanos afirmam que o Inbound Marketing é imprescindível para as empresas, diante da economia atual.
INBOUND
Mais permissivo.
Comunicação em via dupla
MAIS DIÁLOGO E INTERAÇÃO.
CUSTO RELATIVAMENTE
mais baixos com melhores
TAXAS DE CONVERSÃO.
O conteúdo da mensagem
É MAIS ENVOLVENTE E
engaja mais pessoas.
É possível acompanhar resultados
EM TEMPO REAL E
MODIFICAR ESTRATÉGIA
imediatamente, se necessário.
X
OUTBOUND
Mais Invasivo.
Comunicação
UNILATERAL.
CUSTO ALTO COM
taxas de conversão
IMPREVISÍVEIS.
As mensagens nem sempre
é bem-vinda e por isso
ENGAJA MENOS.
A mensuração de resultados
É MAIS ENGESSADA
e a revisão de estratégia,
na maioria das vezes, não
permite uma ação imediata.
Entendendo as etapas para Inbound Marketing

Podemos dividir o Inbound Marketing em 5 etapas principais:
- Atrair tráfego;
- Converter visitantes em leads;
- Converter leads em vendas;
- Fidelizar os clientes e aumentar as margens;
- Encantar seus clientes e transformá-los em promotores;
Tudo isso deve se encaixar em Lugar, Tempo e Conteúdo.
Quer dizer que quando produzimos e entregamos o conteúdo certo, no momento e no local correto, as pessoas absorvem melhor as informações e ficam mais propensas a interagir.
Através do Inbound marketing, as marcas são encontradas mais facilmente na rede e os consumidores direcionados aos sites, através da geração de conteúdos que agreguem valor.
Mas para que obtenha o maior sucesso devemos trabalhar em cima dos seguintes princípios:
- Marketing de Conteúdo – É necessário produzir conteúdo de qualidade para pessoas certas. Fazer uma pesquisa para definir as personas, o público que comprará de você é muito importante, bem como também saber qual o tipo de conteúdo ela absorverá melhor.
- Ciclo de Compra – Para fazer que visitantes se tornem clientes ativos, entender cada fase do processo é essencial. Nessa etapa entra o conhecido funil de conversão, uma espécie de passo a passo até a venda.
- Personalização – Quanto mais se conhece os leads, mais dinâmico se torna o processo. Estar atento as deixas de lançar conteúdo é um grande diferencial para quem deseja trabalhar com Inbound Marketing. Busque sempre personalizar suas publicações e lançamentos.
- Estratégia em Multicanais – A comunicação com os leads pode fluir de diversos canais, por isso estude onde eles estão. Obtenha informações como: se ficam muito tempo no Facebook, ou fazem mais pesquisas no Google, se leem posts a seu respeito, etc.
- Interação – Para fechar o ciclo, a interação deve ser precisa. Todo conteúdo lançado deve ser medido e mensurado com cuidado, para que a estratégia seja, de fato, eficiente.
Inbound Marketing não é apenas uma tendência. É uma maneira (relativamente nova) de se comunicar para atrair mais leitores e clientes. Cada vez mais os usuários estão evitando propagandas e estão mais exigentes com produtos e serviços.
Utilizar estratégias de Inbound Marketing é educar o seu consumidor/cliente antes dele fazer uma venda.
Portanto, na próxima vez que bolar a estratégia de marketing de sua empresa, considere o Inbound Marketing. Se bem feito, o custo é menor e o retorno significante.